segunda-feira, 28 de março de 2011

OBRIGADO, PADRE COMBLIN!

Poucos dias antes de voltar para a casa de seu Criador em 27-8-1999, Dom Helder Camara, sendo visitado por padre Marcelo Barros, disse:
“Não deixem cair o profetismo!
Despediu-se ontem, dia 27 de março de 2011, durante um encontro com as CEBs no interior da Bahia, Padre José Comblin. Ele foi um daqueles que levou muito a sério este pedido do profeta dos nossos tempos, Dom Helder. Até os últimos dias de sua vida e já com 88 anos de idade, Padre Comblin, dotado de uma brilhante inteligência e revestido de uma simplicidade e humildade evangélicas, se dedicou de corpo e alma à causa das minorias, dos empobrecidos e injustiçados, estando sempre do lado deles e vivendo em condições verdadeiramente franciscanas. Ao mesmo tempo, e justo por causa desta sua opção clara de vida, foi um exímio interrogador da Igreja oficial que tanto se distancia da realidade da vida das pessoas, ofuscando os principais valores evangélicos, nos deixados por Jesus. Padre Comblin acreditava profundamente na força dos leigos, como podemos ler num de seus últimos pronunciamentos, proferido em San Salvador no dia 18 de março de 2010, por ocasião da celebração dos trinta anos de morte do Dom Oscar Romero (assassinado em 24-03-1980):
“Mas, nós podemos! Podemos multiplicar em todas as regiões grupos de leigos engajados. Esta é a nossa tarefa. Eu digo: Os leigos são pessoas perfeitamente humanizadas, desenvolvidas. Têm êxito em sua família, em suas carreiras e seus trabalhos profissionais. Porque esperar o bispo ou o pároco? Porque não atuar, formar uma associação, um grupo, em forma independente? O próprio Direito Canônico permite a formação de associações independentes do bispo, do pároco. Pode-se muito bem juntar quatro ou cinco pessoas para organizar um sistema de comunicação, de espiritualidade, de organização de presença na vida pública, na vida política, na vida social. Porque tanta timidez? Os leigos são tão capacitadas no mundo, e na Igreja ... nada! Como é possível ser adultos na vida civil e crianças na vida religiosa?!”

Obrigado Padre Comblin pela coragem que nos tem dado.
Agora a peteca está conosco de “não deixarmos cair o profetismo!”

Geraldo Frencken
(Teólogo e integrante do nosso Movimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário