segunda-feira, 12 de março de 2012

Novos desafios para o cristianismo: a contribuição de José Comblin.

Novos desafios para o cristianismo: a contribuição de José Comblin
  (Eduardo Hoornaert)

 A intenção  deste livro é dinamizar a reflexão a partir da contribuição de um dos mais importantes teólogos que atuaram na América latina nos últimos decênios. Participante, desde as primeiras horas, da teologia da libertação.
 Comblin nunca deixou de ser ao mesmo tempo crítico e concretamente envolvido em trabalhos em prol da causa dos pobres neste continente, até os últimos dias da vida.

Novos desafios para o cristianismo: a contribuição de José Comblin.
Coordenação: Eduardo Hoornaert.
Introdução. Criticidade e compromisso.
1. Carlos Mesters: Carta Aberta.
2. Pablo Richard: Movimento bíblico no povo de Deus e crise irreversível da igreja hierárquica.
3. Ivone Gebara: Visibilidade e invisibilidade das mulheres na vida e obra de José Comblin. Um breve esboço.
4. Marcelo Barros: O processo bolivariano e a contribuição de José Comblin.
5. Sebastião Armando Gameleira Soares: ‘É preciso começar tudo de novo’.
6. François Houtart: José Comblin e os novos desafios da teologia da libertação: a relação com a natureza.
7. Luiz Carlos Susin: José Comblin, um mestre da libertação.
8. Jung Mo Sung: Tarefas inacabadas das gerações, o reino de Deus e o novo império.
******************
Apresentação dos autores do livro ‘Novos desafios para o cristianismo: a contribuição de José Comblin’
- Frei Carlos Mesters é frade carmelita. Ajudou na criação do CEBI, Centro ecumênico de estudos bíblicos. Gosta de trabalhar com a bíblia junto ao povo nas comunidades eclesiais de base.
- Pablo Richard nasceu no Chile. Tem licenciado em Sagradas Escrituras pelo Pontificio Instituto Bíblico de Roma (1967-1969) e é doutor em Sociología da Religião pela Sorbonne (Paris, 1975-1978). Trabalha no Departamento de Estudos e Investigações (DEI) em Costa Rica e tem quarenta anos de dedicação ao movimento bíblico popular na América latina e no Caribe.
- Ivone Gebara, escritora e assessora de movimentos sociais, e professora de teologia e filosofia e membro da Congregacão das Irmãs de Nossa Senhora, aluna e amiga de José Comblin.
- Marcelo Barros, monge beneditino, biblista e escritor, é assessor de comunidades eclesiais de base e movimentos populares. Tem 40 livros publicados no Brasil e alguns em outros países. Está pesquisando atualmente o desafio do bolivarianismo para a teologia da libertação.
- Sebastião Armando Gameleira Soares, originário de Alagoas, fez estudos universitários na Europa (teologia, ciências bíblicas, filosofia, sociologia) e no Brasil (direito). Foi professor do Instituto de Teologia do Recife (1973-1982) e, durante 25 anos, assessor e coordenador do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI). Desde 2006 é bispo da diocese anglicana do Recife.
- François Houtart, sacerdote católico e sociólogo renomado, professor emérito da Universidade de Lovaina (UCL, Bélgica) e fundador do Centro Tricontinental (CETRI), ligado à mesma universidade. Uma figura bem conhecida no movimento altermundista.
- Frei Luiz Carlos Susin, frade capuchinho, é doutor em teologia, professor na PUCRS e na ESTEF (Porto Alegre), membro fundador e ex-presidente da SOTER, além de membro da direção editorial da Revista Concilium.
- Jung Mo Sung é professor no programa de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente exerce também a função de diretor da Faculdade de Humanidades e Direito da mesma universidade. É doutor em ciências da religião e tem estudos pós-doutorais em educação. Autor de inúmeros artigos e 17 livros.
- Eduardo Hoornaert é historiador. Colaborou por muitos anos na elaboração de uma história do cristianismo na América latina e no Caribe e atualmente estuda os primeiros escritos cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário