sexta-feira, 10 de agosto de 2012

10 de Agosto de 1974, morria Frei Tito de Alencar

 
“Quando secar o rio de minha infância, secará toda dor."
(Tito de Alencar Lima)”.

Jamais se vira  um dominicano deixar o coro para ir matar-se, e não um dominicano qualquer , mas um que trazia dentro de si a história de uma pátria , e que vivera experiências universais em nosso século, tais como resistência, torturas, o exilio.
Tito foi exposto a nu ( sua alma ficou totalmente nua perante seus algozes )estes tiveram uma espécie de intuição extremamente perversa, maléfica, e que os levaram imediatamente a conhecer as debilidades de sua vitima...Como sobreviver a uma degradação tão grave da imaginação  de sí mesmo? através dos olhos de seu algoz Fleury . Existem olhares que são absolutamente mortais e monstruosos.
E o capitão  Albenaz diz; __ “Você ficará conosco por dias, se não falar, será quebrado por dentro, porque nós sabemos fazer as coisas sem deixar traços visíveis ... se sobreviver.. jamais esquecerá o preço de sua audácia..”
Esta tortura  ultrapassa o ato de intimidação , passa para o  ato da posse da vitima, por isso o carrasco não quer que a vitima morra, quer sua posse, sua alma, romper a unidade  do homem consigo mesmo.
E Tito, até tentou sobreviver...mas descobriu a imagem , monstruosa de seus algozes em seu caminho ..o torturador que o perseguia.....feito a sua imagem e semelhança, teria que destruir esta imagem, destruindo a sí mesmo. No dia 10 de agosto de 1974, um estranho silêncio paira sob o céu azul do verão francês, envolvendo folhas, ventos, flores e pássaros. Nada se move. Entre o céu e a terra, sob a copa de um álamo, balança o corpo de Frei Tito, dependurado numa corda(frei betto)
Alguns já disseram que foi loucura...
Não foi loucura, foi a mais plena lucidez, era a realidade que vivia,  o  que vivia não era louco, era sofrimento, sofrimento este que não podia cancelar, ele só podia viver de modo extraordinário, de forma profunda. Sua morte  é um sinal da consciência  muito profunda da complexidade da situação em que se encontrava , em que se encontrava os brasileiros,  ele viveu até o âmago o drama de uma geração.
Como era norma da Igreja, não deveria haver sepultura religiosa para suicidas. Mas seus irmãos  do convento quebram estas normas aliás nem cogitam  e celebram  o funeral com ritos e o sepultam na terra consagrada de  seu  cemitério no bosque.
 Após sua morte,  descobriram   seus escritos em forma de poesias que manifestavam  a grande lucidez diante da vida, do sentido da vida, das contradições da vida .
E Tito  mostrou com sua morte , que buscou ser homem, profundamente homem, pois viveu a condição humana de modo acentuadamente trágica.
(stella maris)

2 comentários:

  1. Belo texto. Mais que isso, tem cheiro de História verdadeira feita com profecia, com entrega por um ideal, que hoje passa despercebido por tantos e tantos... Ontem, na missa de "São Lourenço", padroeiro dos diáconos, rezei por Tito e pedi a ele que fortalecesse as nossas comunidades e que ninguém jamais precisasse pagar um preço tão alto por ter tido coragem de ser profeta, de ser cristão.

    ResponderExcluir
  2. leiam a repercussão deste post. no Luiz Nassif online
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/10-de-agosto-de-1974-morria-frei-tito-de-alencar

    ResponderExcluir