Queremos comunicar a todas/os que na segunda-feira passada (19/11/12), foi comunicado ao Pe. Roy Bourgeois, fundador de SOAW, que foi excomungado pela Igreja Católica por decisão da Congregação Vaticana para a Doutrina da Fé devido à sua decisão consequente de não retratar-se por seu apoio à ordenação de mulheres como sacerdotes.Queremos manifestar publicamente nosso afeto e reconhecimento ao padre Roy nesses momentos difíceis para ele, que, após servir por 40 anos a sua igreja, agora foi desvinculado da ordem Maryknoll.
O padre Roy Bourgeois, candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 2009, é o fundador de nosso movimento pelo fechamento da Escola das Américas, organização que ele fundou por consequência do assassinato dos padres jesuítas da Universidade Centro-americana (UCA, em El Salvador) e de duas mulheres, que aconteceu no dia 16 de novembro de 1989.
O padre Roy Bourgeois tem sido um homem que tem dedicado sua vida pela justiça e pela paz dos povos da América Latina e, portanto, é um exemplo a ser imitado por muitos outros cristãos, homens e mulheres das igrejas que caminham ao lado de seu povo e não dos poderosos, por um mundo com justiça social.
Equipe Sul- School of the Americas Watch (SOAW)
********************
Minha despedida de Maryknoll
Fui sacerdote católico da congregação de Maryknoll por 40 anos. Quando eu era jovem, aproximei-me de Maryknoll devido ao seu trabalho pela justiça e pela igualdade no mundo. Agora, é muito difícil e doloroso ser expulso de Maryknoll, da comunidade e do sacerdócio por acreditar que as mulheres também estão chamadas a ser sacerdotes.
O Vaticano e Maryknoll podem me despedir; porém, não podem fazer desaparecer o tema da igualdade de gênero na Igreja Católica. A exigência de igualdade de gênero tem suas raízes na justiça e na dignidade; e essas coisas não desaparecerão.
Como católicos, professamos que Deus criou aos homens e às mulheres com igual valor e dignidade. Como sacerdotes, professamos que a chamada ao sacerdócio provém de Deus, somente de Deus. Como podemos, nós, como homens, dizer que o chamado de Deus que recebemos era autêntico; mas que o chamado de Deus à mulher não o é?
A exclusão das mulheres do sacerdócio é uma grave injustiça contra as mulheres e contra nossa Igreja já que nosso Deus é um Deus de amor, que chama a homens e mulheres a ser sacerdotes.
Frente a uma injustiça, o silêncio é a voz da cumplicidade. Minha consciência me obrigou a romper meu silêncio e enfrentar o pecado do sexismo em minha Igreja. O único que lamento é que levei tanto tempo para tomar uma posição de questionar o poder e a dominação masculina na Igreja Católica.
Em meu livro "Del Silencio a la Solidaridad” explico com mais detalhes minha posição sobre a ordenação de mulheres e como cheguei a ter essas convicções. Para mais informações, acessar www.roybourgeoisjourney.org.
Em Solidariedade,
Padre Roy Bourgeois SOA Watch Escritório na América Latina Tradução: ADITAL
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário