sábado, 4 de maio de 2013

CARTA ABERTA AO PADRE ROBERTO FRANCISCO DANIEL (BETO)


FIDELIDADE, OBEDIÊNCIA E LIBERDADE DE PENSAR
Foto: Talita Zaparolli



Caro irmão no sacerdócio, Padre Beto,
Nós, o Movimento das Famílias dos Padres Casados - MFPC, dirigimo-nos ao senhor, em primeiro lugar, para mostrar nossa solidariedade neste momento em que foi atingido na essência do ser humano: o direito de pensar e expressar-se livremente.
Lamentamos, em seguida, profundamente que, na nossa Igreja, a porta do acesso ao diálogo se apresenta cada vez mais estreita, enquanto o diálogo é exatamente uma daquelas portas largas, abrindo o caminho que leva ao Reino, conforme mostra Jesus no diálogo com a mulher samaritana (cf. João 4). Lamentamos o fato que, por parte da hierarquia eclesiástica, a arma usada é a do Direito Canônico, ou seja, as leis, feitas por homens, são colocadas, novamente, acima da mensagem libertadora e dos preceitos e das atitudes do Evangelho.
Nós todos, desejosos para seguirmos ao nosso irmão Jesus, precisamos ser fiéis e obedientes a Ele, porém não como ovelhas que O seguem cegamente e sim como seguidores que, em pleno uso da liberdade, criada em nós pelo Pai, sabem a Quem seguir e porque segui-Lo. A lei maior deste seguimento é o amor a todas e todos, criaturas de Deus, criadas em igualdade e liberdade.
O nosso profeta, Dom Helder Camara, dizia: “Se discordas de mim, tu me enriqueces.”. Que bela lição que, caso fosse aplicada, faria todos nós respirarmos profundamente a nossa liberdade de opinião e opção de vida, comunicando-nos como irmãos e irmãs uns com os outros.
Desejamos, Padre Beto, que este momento fortaleça sua fé no amor de Deus e reafirme sua opção radical de estar ao lado daquelas e daqueles que são colocados à margem da sociedade e da Igreja.
Colocamo-nos ao seu dispor e estamos unidos em oração e ação.
Nosso abraço fraterno,
Fortaleza, 4 de maio de 2013,
Em nome de todos que são o MFPC no Brasil,
A Coordenação Nacional

Um comentário:

  1. Que outros Padre Beto venham: símbolo de coerência e sintonia com o seguimento de Jesus.

    ResponderExcluir