segunda-feira, 28 de maio de 2012

....AINDA SOBRE O III COLÓQUIO TEOLÓGICO




Logo após o  Colóquio, inúmeras pessoas vieram  elogiar:
A Organização , a estrutura montada.
Palestrantes bem preparados.
Acolhida calorosa na recepção .
A Entrada Franca do evento, chamou muita à atenção, devido a qualidade do mesmo.
Inclusive, veio uma pergunta, existe patrocinador?
Não! Não existe patrocinador. Somos nós como MOVIMENTO, que nos  disponibilizamos com o nosso tempo, finanças da parte de alguns, e muita solidariedade entre todos.
Pois acreditamos verdadeiramente que podemos contribuí  para a formação de um Cristianismo,  libertador.
Um dos convidados , comentou  que foi, através da net, que ficou conhecendo o evento e quando leu um texto em  nosso blog, chamou sua atenção as palavras de Geraldo Frencken, “Não adiante tentarmos procurar respostas nas estrelas ou em outras atmosferas longe da gente. Há uma resposta nos dada e bem clara que vem da parte de Jesus, quando Ele diz, no Evangelho de Mateus: “Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo!” (Mt. 5, 13.14).o mesmo acrescentou, vou vê o que esta gente tem a nos oferecer.
A proposito da net, quero aqui agradecer toda divulgação que foi disponibilizada nas redes sociais. Ao Jean, Adriano Ribeiro e sobretudo a Ricardo Zuniga, que escreveu o seguinte texto na ADITAL.
 FCL
Movimento Formação Cristã Libertadora
Adital

Será realizado no sábado, 26 maio, no salão Paroquial Nossa Senhora das Dores (Otávio Bonfim), na Av. Bezerra de Meneses, Fortaleza, Ceará, o Colóquio Teológico ‘As Igrejas promovem a emancipação humana?’. Esse evento tem como dado singular o fato de ser organizado por um grupo de cristãos católicos preocupados pela Formação Cristã Libertadora.
Já é o terceiro a realizar-se em 2012. O primeiro foi sobre Jesus: "E vós, que dizeis quem sou?”. O tema do segundo Colóquio foi "Jesus pregou o reino, vieram as Igrejas”.
O Movimento por uma Formação Cristã Libertadora é uma expressão de um grupo predominante de leigos, inquietos por sua fé, pelo presente e pelo futuro da vivência comunitária da fé cristã. Pretende fazer uma reflexão, visando que cristãos inquietos e inseridos no mundo de hoje possam viver uma fé adulta.
Surge como uma expressão da Igreja ‘Povo de Deus’, em fidelidade ao espírito do Concílio Vaticano II e das Conferências Episcopais Latino-americanas que lhe deram continuidade, atendendo à necessidade de "dar razão de nossa fé”, a pessoas adultas e inseridas num mundo gradativa e parcialmente explicado pelas Ciências.



O cartaz de Colóquio apresenta grandes figuras de nossa época que mostraram (e mostram) os frutos de um compromisso ético prático com a vida e com as grandes causas; eles são Gandhi, Mandela, Ivone Gebara, Martin Luther King, Zilda Arns, Ir. Dorothy Stang, Dom Helder Camara e Dom Romero. Essas pessoas-signos marcam uma trilha, um roteiro para os cristãos inseridos em nosso mundo conflitante e, por isso, são também sinais para o Movimento de Formação Cristã Libertadora.
Organizar colóquios teológicos, sem ser uma instância oficial de qualquer igreja e sem ser faculdade de Teologia é um fato pouco comum; expressa a maturidade de cristã/ãos que levam a serio sua experiência de fé e desejam aprofundá-la.
Vale à pena participar nesse Colóquio e tentar conhecer sua caminhada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário